.
Hidrocefalias
É o acumulo de líquor (líquido que circula pelo sistema nervoso) no interior das cavidadesexistentes no cérebro, os ventrículos, levando ao aumento da pressão dentro do crânio. Suas causas são diversas. A hidrocefalia pode ocorrer ainda no útero da mãe ou desenvolver-se a qualquer momento da vida, mesmo no adulto.
Os sintomas são diversos. No bebê pode haver aumento da cabecinha, irritabilidade e abaulamento da fontanela (moleira). Na criança maior pode haver sonolência, piora do raciocínio ou do caminhar. A hidrocefalia pode ser uma urgência médica.
O tratamento mais usado é a DVP, drenagem do líquor para o interior do abdome, usando uma prótese (válvula). Apesar de extremamente eficiente, este método às vezes pode falhar ou complicar.
O Dr. José Aloysio usa técnica preconizada pelo Prof. Choux , trazida da França, conseguindo uma importante diminuição destas falhas ou complicações (Artigo: Derivação ventrículo peritoneal: a técnica tem influência na incidência de infecções? Estudo retrospectivo de 353 casos consecutivos).
A Neuroendoscopia hoje substitui a válvula na maioria dos casos, com muita eficiência, sem a necessidade de prótese e com chance de complicação menor. O Dr. José Aloysio foi um dos pioneiros do Brasil nesta técnica e conta com extensa experiência com o método ( III Ventriculostomia), com mais de 300 casos realizados em todas asidades. Hoje a III Ventriculostomia é o procedimento de escolha para o tratamento da maior parte das hidrocefalias. Evita, na maioria das vezes, o uso da válvula.
Confira vídeo explicativo
Educação Médica, Aperfeiçoamento e Publicações
Hábito marfanóide e hidrocefalia sem cranioestenose: relato de dois casos
CostaValFilho2021_Article_TheRoleOfTheLiliequistMembrane
S10C141 NEUROENDOSCOPIA NA INFÂNCIA:TRATAMENTO DA HIDROCEFALIAE OUTRAS DOENÇAS
Neurologia Infantil Cap 44 – Hidrocefalia na infância
Neurologia Cap 73 – Hidrocefalia_1
Endoscopic third ventriculostomy in patients with myelomeningocele after shunt failure
Cranial and ventricular size following shunting or endoscopic third ventriculostomy (ETV)
O PAPEL DA MEMBRANA DE “LILIEQUIST” NA TERCEIRO VENTRICULOSTOMIA ENDOSCÓPICA
The International Infant Hydrocephalus Study: Concept and Rational
Cuidados Operatórios em Neurocirurgia Pediátrica
Hábito marfanóide e hidrocefalia sem cranioestenose: relato de dois casos
Minicraniotomy for endoscopic third ventriculostomy in babes: technical note with a 7-year-analisis