.

Tumores cerebrais

Na criança os tumores do cérebro são o segundo tipo mais incidente (atrás dos tumores do sangue), diferente do que ocorre no adulto. Os tipos, localizações e sintomas são diversos, o diagnóstico pode ser muito fácil ou extremamente difícil.  Dor de cabeça constante, convulsões, piora visual  e dificuldade para mover alguns dos membros são os sintomas mais comuns.

Boa parte dos tumores cerebrais em crianças são benignos, podendo ser tratados com procedimentos cirúrgicos. Mesmo os de natureza maligna, quando a cirurgia é possível, podem beneficiar-se posteriormente de tratamento complementar (radio e quimioterapia) e ter boa evolução.

A boa abordagem destes tumores depende da estrutura do serviço (instrumental, experiência da equipe, CTI Infantil) e conhecimento das  particularidades das crianças. A técnica utilizada pode ser muito diferente dos adultos por causa do peso, volume de sangue, sistema imunológico e outras características.

O Dr. José Aloysio se dedica ao estudo destas particularidades e tenta agregar a maior segurança possível no tratamento deste tipo específico de doenças de crianças.

Os tumores cerebrais são geralmente tratados com auxílio de microscópio (microscopia). A Neuroendoscopia pode ser uma arma muito útil na abordagem dos tumores cerebrais em situações especiais.


Confira vídeo explicativo